Saúde promoveu campanha Novembro Azul para conscientização do câncer de próstata, em São Simão

Numa tenda montada na Praça Cívica, enfrente a prefeitura, em mais uma atividade que integra a campanha Novembro Azul no município, a Secretaria de Saúde realizou, na manhã desta quinta-feira (21), diversas ações de cuidado e prevenção à saúde do homem. A iniciativa visou reforçar, junto ao público masculino, a conscientização sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata e várias outras doenças.

Nesta edição a campanha veio com o tema “Seja herói da sua saúde” e teve como padrinhos o chef de cozinha Henrique Fogaça e o ex-jogador de futebol Zico.

Com palestras educativas, ministrada pelo médico Roberto Cocota, orientações sobre prevenção e dicas de alimentação saudável com as nutricionistas Fabíola Terra e Elisângela Miranda, exames e muitas outras atividades, a ideia foi oferecer à população, principalmente do sexo masculino, a oportunidade de ter mais informações sobre os problemas de saúde que podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, a prática de exercícios e a regular ida ao médico.

Houve também testes de glicemia, aferição de pressão arterial e coleta de sangue para a realização de exames de PSA.

O secretário de saúde, Arquimedes José de Oliveira, defende que o Novembro Azul é fundamental para chamar atenção para a doença e quebrar preconceitos. “O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que se descoberta precocemente, tem suas chances de cura aumentadas. Por isso é importante desconstruir preconceitos e conscientizar a população masculina da importância da realização dos exames preventivos”, diz.

O câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Em 2019, estima-se mais de 68 mil novos casos.

Participou também da ação, o presidente da Câmara de Vereadores, Lazinho Lacerda, a Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Jéssica Fernanda, e a Procuradora-Geral do Município, Sylvia Regina.

Novembro Azul

Durante o mês de outubro rolou a Campanha Outubro Rosa. Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passam a ficar azuis. O Novembro Azul é uma campanha muito importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.

Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.