Múltiplos e variados atendimentos médicos são realizados na Unidade de Saúde João Nunes da Silva, na Vila Bela

A marcação de consultas com especialistas e de exames oferecidos pela rede pública de saúde de São Simão mudou e ficou mais ágil. Desde o início da atual gestão, o paciente faz o agendamento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, em qualquer horário de funcionamento da unidade, desde que esteja com o encaminhamento médico em mãos.

Com a implantação do novo procedimento, o paciente entra em uma fila de espera e será chamado para realizar a consulta ou exame de acordo com a classificação de risco e o maior tempo de espera. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, não precisa mais madrugar ou se deslocar para unidades de saúde distantes de casa para agendar o atendimento.

Somente na última segunda-feira, 10, numa ação mensal, cerca de quarenta pacientes foram atendidos na UBS II João Nunes da Silva, na Vila Bela, com a liberação de exames laboratoriais como: ultrassom, hemograma, EAS (exame de urina), perfil hepático, lipidograma e exames hormonais, entre outros.

A Coordenadora das UBS’s, enfermeira Jéssica Fernanda, acredita que a mudança humanizou o atendimento e diminuiu a burocracia, aumentando a transparência, melhorando e ampliando a assistência e qualidade na prestação do serviço em São Simão e Itaguaçu.

“Com a organização das filas e o agendamento por gravidade, poderemos dimensionar a demanda e melhorar a oferta no município. A expectativa é diminuir cada vez mais a espera dos pacientes por exames e consultas na cidade”, avalia Jéssica.

A UBS II João Nunes da Silva, conta uma enfermeira chefe (Juliana C. Alves); uma chefe de Tratamento Fora Domicilio-TFD (Daiane Valeria Nunes); uma médica Clínica Geral (Daniela Garcia Alves); um Cirurgião Dentista (Eduardo Agripino); uma Nutricionista (Elisângela  Miranda); além de enfermeiras e auxiliares.