Se você convive com uma pessoa que foi infectada pelo novo Coronavírus ou que possa estar, procure isolar o paciente e aumente as precauções de higiene.

 

1 – Como uma pessoa infectada deve ser isolada em uma casa?

Para isolar uma pessoa infectada pelo coronavírus em sua própria casa é conveniente dispor de um quarto exclusivo para ela. Também é recomendável não compartilhar o banheiro com a pessoa infectada e evitar, na medida do possível, estar com o paciente em outros cômodos da casa para cumprir o protocolo de manter pelo menos um metro de distância de qualquer caso positivo.

– Sempre que possível, é recomendável instalar o paciente em um quarto de uso exclusivo.

– Colocar o lixo do paciente em uma lata com tampa dotada de um saco em seu interior com fecho hermético.

– Garantir uma boa ventilação e uma janela com acesso à rua.

– Se possível, reservar um banheiro para a pessoa infectada.

– Para minimizar o contato, o paciente tentará se comunicar com o resto dos parentes ou coabitantes por meio do telefone celular.

– Limitar a circulação pela casa a situações estritamente necessárias.

– Se sair da sala, recomenda-se o uso de máscara e uma correta higiene das mãos com água e sabão ou um desinfetante à base de álcool.

 

2 – Como limpar a casa?

Quando se convive com alguém infectado pelo Covid-19 é imprescindível fazer uma limpeza diária completa para evitar novas infecções. Atenção especial deve ser dada às superfícies em que a pessoa infectada possa ter tocado.

– A pessoa responsável pela limpeza deve usar máscara e luvas.

– Para a limpeza, deve ser usada uma solução de água sanitária: uma parte do desinfetante para cada 49 de água.

– Limpar diariamente todas as superfícies de contato frequente: maçanetas, mesas, interruptores, torneiras, vasos sanitários, telefones e teclados.

– A louça e os utensílios devem ser lavados com água quente e sabão, de preferência em uma máquina de lavar louça para alcançar os 60ºC.

– A roupa do paciente pode ser lavada separadamente com o detergente habitual a uma temperatura entre 60º e 90ºC. Deixar secar totalmente.

 

3 – O que deve ser feito com os resíduos?

Os resíduos contaminados de um infectado pelo coronavírus podem ser perigosos para a segurança do resto das pessoas que vivem com ele. Portanto, um tratamento correto dos restos gerados pode evitar possíveis contágios. É essencial usar elementos de limpeza descartáveis, isolar corretamente o lixo em um saco plástico e uma fazer uma higiene pessoal completa depois do tratamento desses resíduos.

– Jogar as luvas e a máscara no lixo e lavar as mãos em seguida.

– O lixo deve estar dentro de um saco plástico fechado.

– A toalha da pessoa infectada deve ser usada uma única vez e colocada em um balde específico.