Um contingente de aproximadamente 30 pessoas saiu às ruas na manhã deste sábado (09), para o mutirão da saúde contra o mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Agentes de Endemias e funcionários da Melo & Silva se espalharam em equipes para atuar nos bairros Jardim Liberdade I e II. Coordenado pela Secretaria da Saúde, o mutirão conta com o apoio de caminhões da prefeitura que recolhe o material devidamente armazenado e organizado pelos funcionários da empresa Melo & Silva, concessionária do serviço de limpeza na cidade. Aos poucos, os veículos iam sendo carregados com todo tipo de entulho e lixo retirado das casas, numa operação de limpeza que tem como objetivo eliminar focos do mosquito. Segundo levantamentos técnicos do departamento de endemias, a maior concentração de possíveis focos estava nos setores mais densamente povoados dos bairros onde se iniciou as visitas após início do período chuvoso. São eles, Popular, Mutirão I e II, onde começaram na última quinta-feira (7), as visitas e recolhimento de entulhos. O prefeito Ibinho, ao lado do secretário de Saúde, José Fernandes Faria, deu a largada às ações na Praça Salvador José Jacinto de Souza, no bairro Jardim Liberdade II. “Teremos um dia de trabalho intensivo, mas que vai trazer resultados positivos na campanha de prevenção à dengue”, afirmou. Também participam da abertura das atividades a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Michelle Santos Cortês, a Coordenadora da Atenção Básica da Saúde da Família (UBS), Jéssica Fernanda, o Coordenador de Endemias, Klauber, o vereador Camilo, os secretários Wilson Pimenta (Administração), Lourival Gomes Jardim (Infraestrutura), Danilla Soares (Turismo e Meio Ambiente) e Divino Nogueira (Educação). Nas primeiras visitas grande quantidade de lixo foi retirada. Alguns moradores já esperavam pelas equipes e auxiliaram na identificação e separação dos resíduos. Orientados pelos profissionais da saúde, as equipes fizeram um pente fino em cada quarteirão dos bairros. A ação chega na sexta-feira (15) aos bairros Popular I, II e III, Mutirão I e II, Jardim Colombo, Sol Nascente, Industrial, Comercial Sul onde já foram realizadas as retiradas de grande quantidade de entulhos. Na sequência da programação, feita pela Secretaria de Saúde, recebe a força-tarefa os bairros Vila Bela, Cidade Jardim, Nova Era e Centro Baixo (Avenida Minas Gerais até a Rua 14 e da Avenida Brasil até a Avenida do Lago). De acordo com o cronograma, os bairros Vila Andrade, Centro Alto, Vila Aeroporto e Vila Cemig devem ser visitados até o dia 22 próximo. Os principais pontos de preocupação são caixas de água, piscinas, pneus, garrafas, lixeiras, calhas, entulhos, vasos, pratos onde a água acumulada se torna o habitat ideal para proliferação do mosquito. Além de descartar material que pode acumular água, os moradores também puderam colocar à frente de suas casas objetos de maior porte. “Estamos em guerra contra o Aedes aegypti, e nosso mutirão tem por objetivo, identificar e destruir os criadouros do mosquito, para impedirmos que ele venha a se desenvolver e posteriormente contaminar a nossa população com doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Junte-se a nós nessa luta!” Convidou o prefeito Ibinho.   Principais cuidados para evitar o mosquito   – Eliminar recipientes que acumulam água ao ar livre como pneus, garrafas, pratos, vasos. – Limpar todo recipiente antes de guardar. Os ovos do mosquito podem permanecer em ambiente seco durante um ano e quatro meses. – Limpar as calhas – Lavar plantas que acumulam água uma vez por semana – Limpar recipientes da água dos animais uma vez por semana – Tampar caixas de água – Cobrir lixos e materiais recicláveis.