Em combate ao mosquito Aedes, Endemias promove manejo ambiental em seis bairros

Para eliminar os criadouros do mosquito da dengue, o Departamento de Endemias promoveu no último dia 09, um manejo ambiental em seis setores no último dia 09. Ao todo, a “força tarefa” mobilizou 25 agentes de Endemias e de Manejo, que visitaram as casas, orientaram os moradores e distribuíram material informativo sobre as formas de prevenir e combater a dengue nos bairros Jardim Liberdade, Colombo, Industrial, Mutirão, Popular e Vila Bela.

As equipes visitaram as residências orientando os moradores, distribuindo material informativo, identificando e eliminando focos do mosquito Aedes aegypti, além de coletar inservíveis e recolher entulho. O mutirão tem o objetivo também de conscientizar a população destinando 10 minutos semanais para vistoriar o interior dos domicílios e assim evitar uma epidemia na cidade.

O Gerente de Endemias, Klauber Macedo, destacou a importância da ação que visa prevenir um surto ou até mesmo uma epidemia em todo o município.

“Em São Simão e Itaguaçu nós estamos avançando nas ações de prevenção. A melhor forma de prevenir doenças, surtos e epidemias é por meio da conscientização e de ações pontuais. Nós fizemos um levantamento na qual a maioria dos focos foi constatada no interior dos domicílios”, afirma.

Klauber ressalta ainda que proprietários de terrenos baldios serão acionados pelo departamento municipal de Código de Postura, para efetuarem a limpeza, caso contrário e, depois do prazo estipulado pelo órgão ocorrerá a multa.

Ele salienta que este é um trabalho que precisa do apoio da população para ter resultado positivo. “O nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para que sejam voluntárias em prol da saúde. Pedimos para que as pessoas se unam com os vizinhos e façam o trabalho de limpeza nos lotes e terrenos”, enfatiza.

O manejo vai até o dia 20 de dezembro e percorrerá todos os setores da cidade e do distrito de Itaguaçu.