A Prefeitura de São Simão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu entre os dias 2 e 6/12, em todas as Unidades Básicas de Saúde, reuniões com os assistidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). De acordo com a Coordenadora do Programa, Carol Montanher, os encontros tiveram como objetivo localizar os beneficiários que não estão atualizando o cadastro e, buscar aquelas pessoas que ainda não estão cadastradas no CadÚnico. Ela também ressalta a importância dos beneficiários manterem os dados atualizados no CadÚnico, para não correrem o risco de suspensão dos direitos de vários benefícios. “Todos devem prestar atenção para a atualização de dados, como endereço e mudança de escola de seus filhos, e para fazer isso, é só procurar o CRAS”, enfatiza. “Os dados são importantes para que seja feito o controle das condicionalidades que permitem o recebimento dos benefícios e, se não forem atualizados, a pessoa pode perder o direito”, completou a Coordenadora. A atualização dos dados faz toda a diferença para que o beneficiário do Bolsa Família continue no programa, se ele não comunica a mudança da escola dos filhos, por exemplo, o governo não consegue acompanhar se a criança está indo às aulas, e o benefício pode acabar sendo suspenso. Também é preciso informar troca de endereço, presença de um novo membro na família e se alguém começou a trabalhar com carteira assinada. Além do BPC/LOAS, o CadÚnico abre a porta para outros benefícios, como o Bolsa Família, descontos na conta de luz, carteira do idoso de viagem federal, ID jovem para adolescentes de 15 a 29 anos, isenção na taxa de inscrição para concursos públicos e vestibular, entre outros benefícios. A orientação do governo federal é que todas as orientações do cadastro sejam atualizadas. Segundo a Assistente Social, Carol Yoda, se a família não for atualizar o cadastro ela vai perder o benefício simplesmente porque o cadastro está desatualizado. “Além de manter o cadastro atualizado, o beneficiário deve ficar atento às chamadas condicionalidades do programa Bolsa Família. O governo federal realiza anualmente o cruzamento de diversas bases de dados para saber se existem irregularidades nas informações dos cadastros das famílias, como aumento não informado da renda familiar e mudança de endereço. Isso evita que usuários que não se enquadram nas regras continuem recebendo o benefício”, encerra. Para atualização do CadÚnico é necessário que o beneficiário compareça até a unidade do CRAS, situado na Avenida Goiás, Qd.04, Lt.04 (em frente a secretaria de Saúde), munido do documento de identidade, CPF e comprovante de residência.