Própria ao consumo humano! Esse foi o resultado da análise da qualidade da água distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de São Simão (DEMAESS), às torneiras dos moradores de São Simão. A garantia é do Farmacêutico Bioquímico e responsável técnico pelo controle de qualidade de água da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antônio Luiz de Queiroz, que esteve na cidade nesta quinta-feira, 26.

A visita da Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água do Ministério da Saúde do Governo Federal aconteceu no DEMAESS e foi acompanhada pelo prefeito Ibinho, Vice-prefeito Drº Wallisson, Secretário de Administração, Wilson Pimenta, Superintendente do DEMAESS, Sérgio Fernandes Souza e pela Química Responsável do DEMAESS, Daniela Macedo.

De acordo com o Técnico da Funasa, o resultado apresentado é referente às amostras colhidas no dia 09 de Abril.

“O diagnóstico revelou a ausência de ‘Coliformes totais’ e ‘Eschericha coli’ em todos os poços analisados. Com isso, a água dos poços artesianos do município é própria ao consumo humano”, afirmou.

Segundo Ibinho, na tarde do dia 26/04, novas amostras foram coletadas e os resultados preliminares são satisfatórios.

“Logo teremos um novo relatório. Muitos são os desafios e estamos trabalhando para enfrenta-los de forma séria e com responsabilidade. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer nossa equipe do DEMAESS, em especial a nossa Química Daniela Macedo pelo seu engajamento junto à equipe, no trabalho de melhoria da qualidade da nossa água”, disse.

“Essa análise é importante para garantir que a água distribuída no município seja pura e potável para o consumo. E o objetivo dessa ação é fazer a vigilância da água distribuída”, ressaltou o vice-prefeito Dr. Wallisson.

É Lei

A Lei 2917 é do Ministério da Saúde. Ela orienta quem deve fiscalizar a qualidade de água, bem como indica os níveis em que a água da torneira deve ser encontrada antes de ser consumida pela população. Todos os parâmetros necessários para a potabilidade estão no documento.