SUMMA comemora Dia da Árvore com doação e plantio de mudas em São Simão e Itaguaçu

 

 

Sábado, 21, foi comemorado o Dia Mundial da Árvore. Em São Simão e Itaguaçu a data foi celebrada dias 19 e 20, com distribuição e plantio de mudas de várias espécies de pequeno e médio porte, próprias da arborização urbana, como Calistemo, manacá da serra, buque de noiva, chorão, pata de vaca, resedá e quaresmeira.

A ação foi coordenada pela Secretaria Turismo e Meio Ambiente por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente e contou com a participação de toda equipe da pasta.

De acordo com a Jaine Botelho, servidora lotada na Superintendência do Meio Ambiente, as mudas foram doadas somente para pessoas que assinaram um termo de compromisso em cuidar da espécie.

“Hoje o município tem trabalhado ao máximo para programas de preservação ambiental e no documento assinado, a pessoa se compromete a proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento da muda que ganhou, conforme as orientações de técnicas de plantio recebidas”, afirmou.

Para Fernanda Luzia, do Meio Ambiente, o plantio de árvores nos quintais e até mesmo nas ruas da cidade tem uma importância significativa, pois oferece sombras, reduz a temperatura do ambiente, infiltração de água no solo, entre outros benefícios.

“Assim, é fundamental preservá-las, ensinado as pessoas sobre a importância desses seres vivos no equilíbrio do nosso planeta”, ressaltou.

Segundo a secretária do Turismo e Meio Ambiente, Danilla Soares, o objetivo é incentivar a população a plantar uma árvore.

“Um pequeno gesto como este tem grande importância para o meio ambiente. As espécies doadas são próprias para calçadas e até parte interna das casas. Queremos conscientizar a população sobre a importância de proteger as árvores e os perigos do desmatamento. As árvores aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio e ainda embelezam a cidade”, finalizou.