A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira (17), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e Endemias, comemorado em 4 de outubro. A solenidade foi proposta pela vereadora Ana Maria através da Indicação 103/2019, aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa Aniceto Ferreira de Castro. Durante a sessão, cada homenageado recebeu um certificado e um vídeo, produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação da Câmara, foi exibido aos presentes. Em sua fala, a vereadora Ana Maria destacou que solicitou a realização da sessão para homenagear duas categorias profissionais dignas do respeito e reconhecimento de toda a comunidade de São Simão e Itaguaçu. “Tentei escrever algo, mas resolvi fazer de improviso. Todos são testemunhas do trabalho que vocês realizam. Prefiro dizer poucas palavras, mas dizê-las com sinceridade. Deixo aqui, todo o meu carinho e respeito aos amigos e profissionais da saúde. Parabéns!” Disse. Já o presidente do Legislativo, vereador Lazinho Lacerda, falou de sua satisfação ao presidir uma sessão solene em homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. “Todos são testemunhas do trabalho que vocês realizam. Uma pessoa doente é um ser fragilizado, preocupado, muitas vezes sem esperança e sem energia, mas encontram tendo em vocês batalhadores que exercem vários papéis junto à população. São psicólogos, enfermeiros, médicos e assistentes sociais, vocês que nos dão um exemplo de grandeza espiritual, de amor ao próximo. Parabenizo a todos os agentes de Itaguaçu e aqui de São Simão. Muito obrigado por tudo!” O atual secretário de Saúde, Arquimedes José de Oliveira, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelos agentes na construção das políticas de saúde pública. “Essas categorias têm um trabalho fundamental, de formiguinha. E é esse trabalho que faz com que a nossa saúde esteja cada vez melhor e de qualidade. Principalmente no que se refere à redução das doenças e no acesso às ações, serviços de saúde e, fortalecimento da Atenção Básica. Que possamos fazer, cada vez mais, uma saúde digna, humanizada e que nos faça orgulhar de uma semente plantada, com a que o Zé Fernandes plantou”, agradeceu. Em discurso emocionado aos homenageados, o ex-secretário de Saúde, José Fernandes Faria, que também foi homenageado, salientou o sentimento de honra por participar da sessão solene e destacou a importância dos agentes comunitários de saúde e de endemias para o município. José Fernandes agradeceu ainda o apoio que recebeu durante todo o tempo em que esteve à frente da secretaria da Saúde. “Saio de cabeça erguida e com a certeza de que fiz o meu melhor. Agradeço a cada uma daquelas pessoas com quem trabalhei”, afirmou o ex-secretário, lembrando que todas as conquistas obtidas se devem à soma de esforços entre servidores e os poderes executivo e legislativo. Encerrando a sessão, houve apresentação de dança com o grupo Elemento Urbano, que sempre traz brilho aos eventos dos quais participa. Participaram da solenidade o presidente da Casa Legislativa, Lazinho Lacerda; o secretário de Saúde, Arquimedes José de Oliveira; os vereadores Ana Maria, Camilo, Baiano Carvoeiro, Drª. Kristiane, Jane Vilarinho, Ludgero Neto e Adriano Pimenta; a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Michelle Santos Côrtes de Melo; o Gerente de Endemias, Klauber Alves Pereira Macedo; a Coordenadora da Atenção Básica, Jessica Fernanda Ferreira e o ex-secretário de Saúde, José Fernandes Faria.