Bueiros de São Simão e Itaguaçu recebem 2ª etapa de desratização do Departamento de Endemias

·
Publicado

Onze Agentes de Endemias da secretaria municipal de Saúde estão trabalhando, desde segunda-feira, 23, nas ruas da cidade e do distrito de Itaguaçu para fazer a desratização nos bueiros. A ação foi prevista para diminuir o risco das pessoas contrariem leptospirose, doença transmitida por roedores, principalmente nos períodos de chuvas, que é quando aumenta a quantidade de água contaminada.

Além do emprego da raticida FOR-RAT em isca, bastante eficaz contra camundongos, o departamento está usando ainda, inseticida Attaway em pó, no combate a baratas e formigas.

De acordo com o Gerente de Endemias, Klauber Macedo, a ação tem por objetivo evitar a proliferação de baratas e ratos, por isso, a dedetização dos bueiros do município com raticida e inseticida. “A população deve aproveitar e fazer a dedetização ou limpeza em suas casas, quintais e ambientes de trabalho, para que haja a limpeza total destas pragas, algumas, inclusive transmissoras de doenças”, alertou.

Todo o trabalho é realizado pelos Agentes de Endemias, que desde 2018 vem realizando este controle e reduzindo a infestação de baratas e ratos no período seco e com clima quente.

O Gerente de Endemias informou que, com o clima quente e seco, ocorre o aumento do número de baratas e outros insetos por toda a cidade, sendo necessária a intervenção do departamento, no controle dessas pragas. “Realizamos a dedetização e utilizamos um método eficiente no controle desses insetos, possibilitando a solução adequada para o problema sem prejudicar o meio ambiente e, sem oferecer nenhum risco à saúde da população”, afirma.

Os raticidas utilizados hoje, além de seguros para os animais domésticos, são considerados “inteligentes”, pois eles não matam o rato de imediato, mas depois de dois ou três dias após ser consumido. Neste intervalo de tempo, toda a colônia já se alimentou do veneno, garantindo melhor resultado na eliminação de focos de ratos.

%d blogueiros gostam disto: