Pacientes com problemas psicológicos e psiquiátricos de São Simão e Itaguaçu ganharam na última quarta-feira, 31/05, um novo endereço para tratamento. O CAPS I Florescer (Centro de Atenção Psicossocial I) passará a funcionar na Rua 16, n° 17, no Residencial Cemig. A solenidade de inauguração ocorreu pela manhã e contou com a presença do vice-prefeito Dr. Wallisson de Freitas e da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano. A nova sede é mais um investimento na área da saúde municipal, que conta com instalações e infraestrutura em prédio próprio e ambiente excelente para prestar tratamento aos assistidos pelo CAPS. O vice-prefeito Dr. Wallisson de Freitas, ao fazer uso da palavra falou das más condições em que a administração recebeu a prefeitura e lembrou que muitas famílias se beneficiam deste tratamento ofertado pela municipalidade. “Parabéns a todos que se empenharam para que o dia de hoje se tornasse realidade. Realmente, é motivo de muita satisfação para todos nós, que apostamos integralmente na Saúde, composta de pessoas valorosas, idealistas, persistentes em tudo que fazem. E é  uma honra inaugurar uma unidade desse porte. Vamos fazer uma gestão que entrará para a história de São Simão”, falou. Dr. Wallisson também fez agradecimento especial à equipe de profissionais do CAPS; “Por tanta dedicação na organização das instalações, mas principalmente pelo carinho, amor e profissionalismo que são dispensados aos pacientes, recuperando sua autoestima, dando esperanças e melhorando a qualidade de vida dos mesmos”. O vice-prefeito finalizou, lembrando que a função do CAPS é a reinserção social; “E nossa Administração vem buscando cumprir o seu papel, que é realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho/lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários”. O secretário de Saúde, José Fernandes Faria, parabenizou a todos por mais esta conquista. “Tínhamos a necessidade de um melhor espaço físico, com instalações mais adequadas e maior capacidade de atendimento. Estamos avançado muito na saúde em São Simão e Itaguaçu graças ao empenho, a dedicação e o respaldo que o prefeito Ibinho e o vice Dr. Wallisson tem nos dado. Isto demonstra claramente o quanto temos avançado”, disse o secretário. Wilson Pimenta, secretário de Administração, desejou sorte para a equipe de profissionais que comandará as atividades das novas instalações. “O prefeito Ibinho sempre nos apoiou e trabalhamos com dedicação. Cada dia para nós é feito com muita luta. Hoje obtemos uma grande vitória. Quero afirmar que a administração não tem medido esforços para melhorar cada vez mais, a saúde de nosso município. Ainda no fim deste mês, devemos inaugurar e entregar a nova Casa de Apoio em Goiânia, para aqueles que necessitam de tratamento na capital”, revelou. Para a vereadora Jane Vilarinho, vice-presidente da Câmara Municipal, “a nova sede vai proporcionar espaços mais adequados para o funcionamento do serviço”. A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano também, acompanhou a solenidade e ressaltou a importância da nova sede para os usuários do CAPS. “Este novo espaço proporciona melhores condições para os pacientes e para os profissionais da área trabalhar”. O CAPS trata-se de serviço ambulatorial que integra uma rede de atenção em Saúde e que tem, como princípio, a reabilitação psicossocial. Para tanto, dispõe de uma equipe de saúde multiprofissional, a exemplo de psicólogo, médico, artesã, agente de ação social, técnicos de enfermagem e administrativos. A estrutura do CAPS I Florescer é composta de sala de espera, consultório, enfermagem, sala para oficinas terapêuticas, cozinha, refeitório, banheiros e sala de reuniões. A equipe, que é formada por 10 profissionais, está capacitada para realizar atendimento aos pacientes com transtornos mentais graves e persistentes e também para os usuários de álcool e outras drogas. Compõe a equipe, a Coordenadora e Psicóloga, Ana Flávia Mororó, a médica clínica Alessandra Toledo Miguéis, a Psicopedagoga Simone Ramos Cabecione Celes, a enfermeira Valéria Gomes Ferreira, a técnica de enfermagem Lilian Linhaes de Lima, a artesã Verediana B. Paula, a técnica administrativa Jackeline Oliveira Santos, a recepcionista Milena Cristina dos Santos Mercadante, a responsável pela Higiene e Alimentação Lucineide Fernandes Nogueira e o motorista Ricardo Rodrigues de Castro. Estiveram presentes, ainda, os vereadores Lazinho Lacerda, Jane Vilarinho e Baiano Carvoeiro, os secretários Danilla Soares (Turismo), Wilson Pimenta (Administração), Divino Nogueira (Educação), Zezo Goulart (Infraestrutura), Lourival Gomes Jardim (Transportes) e José Fernandes Faria (Saúde), além de servidores da saúde.

caps