Em São Simão, o primeiro mês do ano foi marcado por uma série de atividades promovidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Florescer, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), dentro da programação da campanha “Janeiro Branco”, que tem como foco os cuidados com a saúde mental e emocional. Como parte das atividades, na manhã desta quinta-feira (31), foi realizada uma caminhada saindo da secretaria da Saúde e concentrando-se na Praça dos 3 Poderes. A marcha contou com a participação dos secretários José Fernandes Faria (Saúde) e Divino Nogueira (Educação), da Coordenadora do PSE, Gilda Meiva Nakamura de Oliveira, da Coordenadora do CAPS, Ana Flávia Mororó, equipe do CAPS e seus pacientes, profissionais de saúde, PSE, alunos da Escola Cora Coralina (8º e 9º anos com 233 alunos), do Colégio Leopoldo (9º ano e 3º ano ensino médio com 110 alunos), do Colégio Costa e Silva (1º, 2º e 3º ano ensino médio com 150 alunos), CREAS e Conselho Tutelar. Em frente a prefeitura, uma palestra com o Psicólogo Escolar, Rodrigo Gonçalves, e profissionais de saúde, foi realizada com a proposta de levar à reflexão sobre as emoções, os relacionamentos em diferentes grupos sociais e ambientes e o papel do psicólogo na promoção da qualidade de vida. Durante o evento a Coordenadora do PSE, Gilda Meiva Nakamura de Oliveira, informou sobre o PSE que está voltado para ações de promoção de saúde na escola, sendo fundamental a cultura da saúde mental para todos. Gilda destacou que na próxima semana, alunos das escolas participantes farão uma redação voltada para a atividade física, onde concorrerão a vários brindes doados por profissionais de saúde, prefeito, vereadores e comércio local, como: bicicleta, skate, bola de vôlei, bola de futebol, ping-pong, óculos de natação, patins, dentre outros. “Esta comemoração foi uma iniciativa da Coordenadora Ana Flávia, e sua equipe do CAPS, juntamente com o PSE (Programa de Saúde na Escola), no sentido de chamar a atenção da comunidade para promoção de saúde mental, que incidirá de forma benéfica na saúde”, disse. Ana Flávia Mororó, Psicóloga Coordenadora do CAPS, lembrou que o Janeiro Branco foi idealizado em 2013 por psicólogos de Uberlândia e que a campanha saiu do papel em janeiro de 2014 e, desde então, vem ganhando projeção nacional, inclusive em São Simão, onde é realizado há três anos consecutivo. “O Janeiro Branco tem o objetivo em despertar nas pessoas o interesse em cuidar do bem estar emocional”, falou. O Secretário José Fernandes concluiu agradecendo a presença de todos e ressaltou que por força de compromissos agendados na capital, o Prefeito Ibinho não pôde estar presente, mas solicitou a ele que não medisse esforços para dar todo suporte necessário, como tem sido feito em todas as atividades que levam benefícios à sociedade, assim como a importância desta parceria entre CAPS com foco em saúde mental e PSE. “O Janeiro Branco serve para esclarecer a importância de observar a saúde mental. Saúde física e emocional estão relacionadas e, por isso, é importante que as pessoas se mantenham equilibradas para uma vida saudável. Caso alguém perceba que precisa de ajuda ou aconselhamento, com objetivo de melhorar as condições psicológicas, pode buscar o apoio que precisa numa das unidades de saúde do município. Ajuda psicológica vai além do tratamento de transtornos mentais. Pessoas com a mente saudável também precisam deste tipo de ajuda”, afirma.