A solenidade de abertura dos 22ºs Jogos Estudantis teve uma grande participação da comunidade escolar de São Simão e Itaguaçu.

As arquibancadas da quadra de esportes do Colégio Leopoldo Moreira ficaram totalmente tomadas pela população que foi prestigiar o evento.

A prefeitura, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, está realizando, através da Superintendência Municipal de Esportes, entre os dias 9 e 12, a 22ª edição dos Jogos Estudantis de São Simão e Itaguaçu.

O principal evento esportivo do calendário da comunidade escolar conta com a participação de cerca de 130 alunos que competirão nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, queimada, basquete, peteca, corrida, salto em altura e distância, natação, damas, tênis de mesa e xadrez. Abrigarão as competições a quadra de esportes do Colégio Leopoldo Moreira, o Ginásio de Esportes Antônio Morais de Brito, o Tito Brancaleone Clube e a quadra poliesportiva de Itaguaçu.

De acordo com o Superintendente de Esportes, Alberto Silva Araújo, os jogos escolares têm por objetivo estimular a juventude estudantil a praticar esportes, detectar talentos esportivos na cidade, fomentar a prática na esfera escolar com fins educativos, desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes e contribuir com o desenvolvimento integral do aluno atleta como ser social, autônomo, democrático e participativo.

Para Alberto, o incentivo à prática esportiva é muito importante e os jogos são uma forma de fomentar a cidadania e a qualidade de vida dos jovens de todo o município. “Este momento esportivo tem como objetivo, promover a integração entre as instituições, estudantes e profissionais do município, bem como desenvolver em cada um a prática esportiva, estimulando a competição de forma saudável e responsável, promovendo o desenvolvimento e a descoberta de novos talentos no município”, justificou o Superintendente.

Participarão dos jogos escolares alunos de nove escolas do município. Por Itaguaçu, alunos da Escola Municipal Ambrosina Cândida Muniz e Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. De São Simão as escolas Antônio Eustáquio da Silveira, Cora Coralina, Presidente Costa e Silva, José Porfírio Nogueira, Ladislau Alves de Souza, Leopoldo Moreira e São Simão.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Ibinho afirmou que o município tem um compromisso com a prática esportiva por entender que esse é um dos caminhos para o resgate da autoestima da juventude de São Simão e Itaguaçu, bem como descobrir novos talentos.

“Parabenizo todos os atletas pela participação e deixo registrada minha alegria em ver tantos jovens envolvidos com o esporte. Parabenizo ainda os professores de educação física que tem um importante e fundamental papel na formação do aluno. A premiação é para todos, organizadores, coordenadores, professores de educação física, que realizam um trabalho extraordinário, e é claro para essa criançada que nos enche de orgulho pela garra e disposição de participar”, disse o prefeito.