Para cuidar da saúde bucal dos idosos internos da Associação Lar Espírita Amor e Caridade, não é preciso que eles se desloquem da entidade. Graças à prefeitura de São Simão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, exames odontológicos puderam ser realizados na sede da própria entidade, pela Unidade Móvel Odontológica Dr. Rogério Pinheiro Carvalho, que ficou estacionada no Lar do Idoso, para comodidade maior da terceira idade.

Os atendimentos foram comandados pelo Coordenador Municipal de Saúde Bucal, Arquimedes José de Oliveira e realizados pelas Cirurgiãs Dentistas Larissa Souza Oliveira e Isabella Lopes Silva.

Entre os procedimentos executados pela unidade estão: 39 processos de prevenção ao câncer bucal; 14 restaurações; 20 profilaxias e raspagens coronárias, entre outros.

Dr. Arquimedes destacou ainda que 4 pacientes devem receber a implantação de próteses parciais e totais.

“O serviço odontológico tem grande demanda e com essa ação a gente consegue colocar em dia a saúde bucal da população. Graças à administração municipal, estamos oferecendo um serviço de qualidade e com mais comodidade para a população”, diz o Coordenador.

Está foi a primeira ação realizada pela unidade que foi entregue mês passado à população e que irá atender pacientes da saúde bucal, nas zonas urbana e rural, de forma itinerante.

Adquirida com recursos próprios, no valor de R$ 242.900,00, a Unidade Móvel Odontológica Dr. Rogério Pinheiro Carvalho é mais um benefício que irá melhorar em muito a humanização e qualidade do atendimento à saúde bucal da população municipal.

Segundo Arquimedes, a unidade atuará em áreas de risco, sendo elas a APAE, zona Rural, presídio, escolas municipais e estaduais.

O veículo é adaptado para funcionar como uma clínica odontológica e possui em seu interior, dois gabinetes dentários com autoclave, aparelhos de restaurações, compressor para uso odontológico com sistema de filtragem, aparelho de Raios-X, conjunto de peças de mão, gabinete odontológico com cadeira odontológica, refletor odontológico, unidade auxiliar odontológica, ar condicionado e demais equipamentos e materiais de uso odontológico.