“O Hospital Municipal de São Simão é um dos mais importantes da região, além de atender o povo de São Simão e Itaguaçu, atende ainda usuários de Paranaiguara, Caçu, Cachoeira Alta, Chaveslândia, Santa Vitória e até de Uberlândia”, afirmou o prefeito Ibinho, nesta terça-feira (28/03), em solenidade de entrega da reforma e revitalização do Centro Cirúrgico Walter Sintoko Tahuata. A Prefeitura Municipal investiu cerca de R$ 50 mil, na substituição das portas de madeira por blindex, eliminação de infiltrações nas paredes, pintura de todo o centro com tinta apropriada para o local, reparos e trocas de forro, substituição do antigo lavabo de mármore por um novo de inox e aquisição de um aparelho novo de ar-condicionado. Totalmente revitalizado e em conformidade com as normas de segurança da Vigilância Sanitária, o centro cirúrgico foi nominado de ‘Walter Sintoko Tauhata’, médico que trabalhou, por longos anos, como plantonista de cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia no Hospital Municipal e veio a óbito em 2011. O secretário de Saúde, José Fernandes Faria, parabenizou o trabalho dos servidores do setor e destacou que a revitalização do centro cirúrgico foi para melhorar o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho dos médicos. “Todos os equipamentos são modernos e possibilitam a melhoria da qualidade do serviço. Parabenizo a toda a equipe do hospital que não mediu esforços para concretizar esta tão esperada obra. É uma honra ter o nome de uma pessoa que foi tão importante e competente no centro cirúrgico. Conheci Dr. Walter quando criança, na velha São Simão. Foi um prazer tê-lo como parte do corpo clínico do hospital municipal”, falou o secretário de Saúde, José Fernandes Faria. Para o Diretor Clínico do Hospital, Dr. José Cardoso, o mais importante foi a capacidade e a sensibilidade do prefeito Ibinho em ter oportunizado a reforma do “coração do hospital municipal”, porque é no centro cirúrgico que começa e passa o atendimento de urgência e emergência. “Essa sensibilidade do Ibinho começou com a indicação da Diretora do hospital, Leia Cristina, que não mede esforços, trabalhando diuturnamente na administração desse hospital. Para os médicos é uma melhor condição a reforma desse centro cirúrgico. Todos os médicos que trabalham aqui sabiam que precisávamos dessa revitalização. Dr. Walter foi um grande profissional no qual todos devemos nos espelhar. Parabéns ao prefeito Ibinho por esse trabalho!” Destacou José Cardoso. A Técnica em Enfermagem, Janete Modesto, fez o uso da palavra em nome de todos os profissionais do hospital municipal e na oportunidade agradeceu ao prefeito Ibinho e ao vice Dr. Wallisson pela melhoria no centro cirúrgico Walter Sintoko Tauhata.

Confira o antes e depois

“Nesses 33 anos que aqui trabalho, conheço e amo muito a todos e ao meu trabalho. Sofremos muito com tudo que deveria ser feito e não o foi, mas agora, através do Ibinho, do Dr. Wallisson e de toda equipe de Saúde, essa triste realidade está mudando. Te agradeço muito Zé Fernandes, pois você nunca me decepcionou. Dr. Walter foi um pai, um amigo, um médico, enfim, um profissional que se dedicou a nós por vários anos. Obrigado à todos por essa melhoria do `meu centro cirúrgico`”, agradeceu Janete. Adriano Pimenta, presidente da Câmara de Vereadores, disse que o cuidado da gestão municipal em priorizar a saúde não é referente apenas aos equipamentos de atendimento imediato. “Saúde diz respeito também à qualidade de vida, à habitação e aos cuidados com assistência social, e isto esta sendo executado pelo prefeito Ibinho. Estou muito feliz por mais essa conquista, pois sei o quanto uma reforma dessas é importante para que os profissionais possam desempenhar um bom trabalho para atender bem nossa comunidade”. Já a Diretora Administrativa do Hospital, Léia Cristina Souza, afirmou que “nomear o centro cirúrgico com o nome desse grande médico é muito importante para mim pois ele me ajudou muito em minha formação. Durante esta reforma sempre agradeci a todos que colaboraram com qualquer que tenha sido o serviço prestado.” Muito emocionada, dona Veneir Aparecida Santana Tauhata, esposa do homenageado agradeceu a toda a equipe que rendeu a homenagem. “Meu esposo amava São Simão e Paranaiguara, e tenho certeza que o prefeito ibinho está começando seus investimentos na saúde, que é o setor de mais necessidade para a população carente”. O prefeito de Paranaiguara, Adalberto Amorim, parabenizou a administração municipal pelos investimentos promovidos na área da saúde e agradeceu a parceira com o prefeito Ibinho. “Quero parabenizar a iniciativa de nomear o centro cirúrgico de Walter Tauhata, pois foi um grande médico, além de ter sido um grande exemplo de ser humano.” O prefeito Ibinho parabenizou todos os servidores da Saúde pelo trabalho humanizado prestado à população e destacou a inauguração de novas obras e investimentos que promoverá ao longo de sua gestão. “Quero primeiramente dizer que a Léia teve um papel muito importante neste projeto, pois foi a sua dedicação que alavancou esta revitalização. A escolha do nome do Dr. Walter para o centro cirúrgico, que foi uma indicação da vereadora e enfermeira Ana Maria, não poderia ter sido mais acertada por toda sua dedicação para a saúde de São Simão e Paranaiguara, suas duas cidades”, encerrou o prefeito. Participou da cerimônia também, o vice-prefeito Dr. Wallisson, a secretária do Desenvolvimento Social e primeira-dama, Adriana Rocha Floriano, os vereadores Antônio Camilo, Ana Maria Lemos, Lazinho Lacerda, Jane Vilarinho e Fábio Kebinha, além de secretários municipais de governo e servidores da saúde.