A prefeitura de São Simão, através da secretária da Educação em parceria com o 8º CRPM – 12ª CIPM, 3º Pelotão PM/São Simão, Companhia Vale do Rio Paranaíba, por meio do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) realizou a solenidade de formatura da 10ª turma de “proerdianos” de São Simão das escolas José Porfírio Nogueira, Leopoldo Moreira, Cora Coralina e Professora Ambrozina Cândida Muniz Lima. A cerimônia que contou com a presença dos alunos formandos, pais, professores e diretores das escolas, aconteceu na noite da última quinta-feira (16/05), na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Leopoldo Moreira. O clima foi de festa e descontração com a presença do Comandante da 12ª CIPM, Major PM Rogerio de Souza Bispo; do Comandante do 2º Pelotão da 12ª CIPM, 1º Tenente PM Ronivon Alves de Jesus; do Secretário de Administração, Wilson Pimenta, que na oportunidade representou o prefeito Ibinho em viagem; do Presidente da Câmara Municipal, vereador Lázaro Lacerda; do Delegado da Polícia Civil, Rafael Gonçalves do Carmo; do secretário de Educação, Divino Nogueira; da Presidente do Conselho de Segurança, Vanessa Lino Lourenço; da Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, Valdirene Claudia da Silva Oliveira e do 1° Sargento PM e Instrutor Proerd, Flávio de Morais Dias. Ao fazer uso da palavra, o secretário Wilson Pimenta, enalteceu a importância do curso e afirmou que além de manter as crianças longe das drogas, através do Proerd, a Polícia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do policial com a comunidade. “Isto é permitido pelo fato de que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade. Os pais educam as crianças dentro de casa, mas muitas vezes a realidade é outra do lado de fora. O Proerd é o complemento necessário à educação de seus filhos”, disse. Para o secretário da Educação, Divino Nogueira, a disciplina em sala de aula, a dedicação à educação são resultados deste trabalho. Para Divino, a conscientização é fundamental para afastar estes alunos deste mundo de ilegalidades. O Proerd que é desenvolvido para alunos da 5º ano, oferece atividades educacionais em sala de aula, estimulando a autoconfiança, o autocontrole, a civilidade e a resistência às pressões dos companheiros, às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas e, ainda, a prevenção contra a violência de forma geral. Durante o transcorrer do curso, como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboram uma redação, tendo como tema “O PROERD” e as melhores foram premiadas, na noite de formatura. Depois da seletiva, foram premiados os alunos Roberta Oliveira Gregório, da Escola Municipal Cora Coralina; Lucas Andrey dos Santos Silva, da Escola Municipal José Porfírio Nogueira; Maria Clara dos Santos Garcia, da Escola Municipal Professora Ambrozina Cândida Muniz Lima e a proerdiana Wemilly Sabrina Cruz Cardoso, do Colégio Municipal Leopoldo Moreira. Ainda houve o sorteio de bicicletas entre todos os alunos participantes do curso e os quatros sortudos foram Isabelly Santos Costa (Escola Municipal Professora Ambrozina Cândida Muniz Lima), Luiz Henrique A. Oliveira (Colégio Municipal Leopoldo Moreira), Anna Iza Silva Andrade (Escola Municipal Cora Coralina) e Walisson C. de Almeida (Escola Municipal José Porfírio Nogueira). Finalizando a solenidade, todos os presentes, juntamente com os proerdianos cantaram e dançaram o ‘hino’ do PROERD, a canção “Hoje é dia de?” No final da formatura, a aluna Ana Clara de Sousa Ferreira, representando todas as crianças, prestou um juramento perante  os presentes prometendo  manter-se sempre longe das drogas lícitas, e principalmente das ilícitas, e de também conscientizar as outras pessoas sobre o mal causado por estas drogas. PROERD – É um programa de prevenção ao uso de drogas, aplicado por policiais militares, que ministram aulas para crianças da 4ª Série do Ensino Fundamental, atual 5º ano, visando ensiná-las como resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (EUA), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), que visa envolver a escola, a família e a polícia em ação de prevenção às drogas e violência. A iniciativa foi adaptada para nossa realidade e hoje é administrada pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e, em 1993, pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd. O objetivo do programa é a prevenção ao uso das drogas por crianças e adolescentes, alertando para os malefícios causados à saúde física e mental do usuário, e também prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso das drogas.