Durante todo o dia 8, centenas de pessoas participaram de uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Quem compareceu ao Projeto MelhorIdade da Terceira Idade teve a oportunidade de receber dicas de maquiagem, cortes de cabelo e aferição de pressão arterial. Também foram realizadas palestras sobre a Violência Contra A Mulher, pela equipe do CREAS, com abordagem na Lei Maria da Penha pela advogada do CRAS, Maria Cristina.

Mais uma vez, a Prefeitura e a Câmara Municipal se uniram para lembrar a importância desta data, que representa o avanço das mulheres para a conquista de seus direitos na sociedade.

Além de homenagear as mulheres, a iniciativa buscou defender o princípio da igualdade e conservação dos direitos da população feminina.

A programação que foi aberta com as bênçãos de Padre Martim, incluiu dicas de como envelhecer bem e ginástica laboral com a equipe do Nasf, comandada pela Psicóloga Elisa Medeiros, Fisioterapeuta Daziane e Educadora Física Cristina.

Ainda em celebração, houve diversas apresentações culturais como a “zumba e o funk das idosas”, teatro adaptado do poema “Todas as Vidas”, de Cora Coralina, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A equipe de dança cigana deu um espetáculo à parte com uma apresentação de tango e o Centro Cultural Iara de Almeida levou para o MelhorIdade um número do grupo de dança Corpo e Ritmo, com as bailarinas Shayene e Carolina e, as coreografias dueto contemporâneo, carimbó e dança contemporânea em grupo, sob a tutela do professor Wemerson Britto.

O evento foi marcado, também, pela entrega do diploma “Mulher do Ano” às cadastradas no MelhorIdade e às Agentes de Saúde e Endemias.

A solenidade ainda contou com um show de viola e violão com o professor Marcos Vinicius e o aluno Gabriel Domingues.

O encontro foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, vereadores Jane Vilarinho, Antônio Camilo, Ana Maria, Fábio Kebinha, pelo Secretário de Administração, Wilson Pimenta (representando o Ibinho), as servidoras Daiane Domingues (representando a secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Floriano) e Lia de Freitas (representando a Coordenadora do Projeto MelhorIdade, Lúcia Cardoso), a representante do Instituto Paulo Freire, Daniela Fernandes e os secretários Lourival Gomes Jardim (Transportes e Infraestrutura) e José Fernandes Faria (Saúde).

Em seus discursos, todos enalteceram a figura feminina e sua inclusão no mercado de trabalho.

Emocionadas as parlamentares Ana Maria e Jane Vilarinho destacaram a importância do evento e, principalmente, o valor de todas as mulheres que de alguma forma, se destacaram em suas mais diversas atribuições.

Ambas, lembraram que, como parlamentares, têm a tarefa cotidiana de transformar os sonhos e compromissos das mulheres em políticas públicas, institucionalizando o acesso delas as condições mais dignas de saúde, educação e eliminação da violência.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Adriano Pimenta, destacou ser “muito importante que o poder público reconheça e enalteça o papel da mulher para a sociedade, seu trabalho e sua atuação como protagonista de uma nova realidade, com vistas à efetiva igualdade de direitos”.

Wilson Pimenta exaltou a importância do papel da mulher na sociedade e destacou que, apesar dos avanços, ainda há muito que lutar para que tenham seus direitos reconhecidos. “As mulheres ainda sofrem preconceitos com relação à cor e a sua condição social. Essas distorções precisam ser eliminadas de nossa sociedade”, enfatizou.

Já era fim de tarde, quando um animado sorteio de brindes pôs fim às comemorações do Dia Internacional da Mulher.