São Simão ganhou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), nesta sexta-feira (17). O novo prédio fica no Setor Popular, entre a Escola Municipal José Porfírio Nogueira e o Cemei Tia Palmira e, atenderá a população dos setores Popular I, II e III. A inauguração contou com a participação do prefeito Ibinho; dos secretários Arquimedes José de Oliveira (Saúde), Wilson Pimenta (Administração), Divino Nogueira (Educação), Rogério Moreira de Souza (Finanças), José Humberto (Controle Interno) e Danila Soares (Turismo); do presidente da Câmara Municipal, vereador Lazinho Lacerda e vereador Leopoldo Pereira; além de funcionários da saúde e representantes da comunidade. A inauguração foi motivo de comemoração para toda a comunidade local que passa a contar a partir de agora com um moderno posto, todo equipado e com equipe qualificada para os atendimentos básicos de saúde. A nova unidade irá fortalecer Atenção Básica, fornecendo condições ideais para o desenvolvimento das ações da Estratégia Saúde da Família, de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e à equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo e educação em saúde. “Hoje a população deste setor ganha uma UBS moderna, mais acolhedora e com respeito ao ser humano. Estou feliz sabendo que estamos contribuindo com a melhora do sistema de saúde de nossa cidade. Para nós a questão da saúde pública sempre mereceu uma atenção especial da nossa gestão, pois entendemos que a saúde é um bem maior do ser humano. Por essa razão temos ampliado o Setor, tanto em São Simão como em Itaguaçu, para que todos sejam mais bem atendidos”, comentou. A unidade conta com consultórios médicos, salas de procedimentos, posto de coleta de exames laboratoriais e farmácia, além de profissionais médicos, enfermeiros e uma equipe de saúde bucal. Ibinho ainda destacou que o município é privilegiado nas ações de saúde e ressaltou ser obrigação da prefeitura oferecer um bom atendimento de saúde a todos os munícipes. “Mesmo com todas as dificuldades, não medimos esforços para entregarmos esta unidade. De acordo com a Lei, é obrigatório que os municípios invistam no mínimo 15% do orçamento em saúde, e aqui se investe mais de 25%. Assim, melhorar a saúde, melhora a qualidade de vida”, falou. O secretário de Saúde, Arquimedes José de Oliveira, comemorou a entrega da nova UBS. “Estamos passando por diversas dificuldades financeiras, mas isso não impede de sermos criativos e que a gente faça com pouco tudo o que precisamos fazer. Essa é uma obra que era esperada pela comunidade. Essa UBS vai oferecer serviços de muita qualidade aos seus usuários. São diversas famílias que serão beneficiadas. É com muita alegria e satisfação que abrimos a Unidade Básica de Saúde do Setor Popular e, dentro de alguns meses reabriremos a unidade do Jardim Liberdade”, afirma. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Lazinho Lacerda, a implantação de mais uma UBS é o resultado do trabalho da atual administração em prol da comunidade.  Ele ainda destacou a grande quantidade de usuários de outras cidades que São Simão recebe, como Caçu, Cachoeira Alta, Itajá, Paranaiguara e Chaveslândia, entre outras. “Isso demonstra a qualidade da saúde de nossa cidade. Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade”. O vereador Leopoldo Pereira destacou a importância da UBS. “Vejo de suma importância este posto de saúde como um apoio para os moradores circunvizinhos, o que vai trazer mais qualidade de vida para os moradores”, destacou o vereador Leopoldo Pereira. Em nome de todos os profissionais da nova unidade de saúde, a servidora Vanessa Domingues falou da satisfação em compor a equipe e do compromisso em atender bem os usuários. “Só tenho a agradecer pela oportunidade em estar aqui e fazer parte dessa equipe. Faremos o que for melhor para atender bem, todos que nos procurarem”, disse. As Unidades Básicas de Saúde constituem o primeiro contato entre o cidadão e o Sistema Único de Saúde (SUS). Muito mais que um simples local para triagem, as UBSs oferecem atendimentos básicos de saúde, chegando a atender cerca de 80% dos problemas de saúde da população. Através delas, o município forma uma rede descentralizada de serviços de saúde que pulveriza o acolhimento médico e libera os hospitais para o atendimento de casos mais específicos.