Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação conjunta foi realizada, no último domingo, 3, para retirar parte do lixo submerso no Lago Azul de São Simão. Segundo a secretária do turismo e meio ambiente, Danilla Soares, o início deste movimento se deu devido ao fato de alguns mergulhadores terem avistado muitos detritos no fundo do lago. Daí então, em parceria com o empresário Márcio Galvão e Capitão Gancho, surgiu a ideia de se realizar uma limpeza na semana do meio ambiente. Onze mergulhadores equipados com roupa e equipamentos apropriados realizaram a tarefa. Após cerca de uma hora, vários sacos de lixo foram retirados com todo tipo de detritos. Até um pneu foi retirado. Estiveram presentes a equipe da Superintendência do Meio Ambiente, a secretária de Turismo, Danilla Soares, o vereador presidente da Câmara, Adriano Pimenta, o empresário Márcio Galvão, o vice-prefeito Dr Wallisson e o prefeito Ibinho. O objetivo desta ação, segundo Jaine Botelho, foi chamar a atenção da população para a preservação do meio ambiente, principalmente o Lago Azul. 5 de Junho – O Dia Mundial do Meio Ambiente Quem declarou que 5 de junho seria o dia do meio ambiente foi a ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 15 de dezembro de 1972, por causa da Conferência de Estocolmo, que aconteceu na Suécia, e foi um dia marcante onde vários países se reuniram para decidir lutar a favor da preservação do meio ambiente e do ecossistema de todo o planeta.