No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), mulheres sãosimãoenses e itaguaçuenses contaram com uma série de atividades, promovidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, para celebrar a data. A programação teve início com a Secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Adriana Rocha Floriano, dando boas-vindas aos presentes e fazendo uma homenagem às mulheres. Adriana falou da importância da data, ressaltando que a mesma não deve ser só comemorativa, mas sim marcada pela discussão do papel da mulher na sociedade atual. “O importante de marcar a data não é apenas o de comemorar, mas antes, realizar encontros e debates para discutir o papel da mulher na sociedade, em um esforço para a conscientização e para combater o preconceito e a desvalorização social da mulher, que luta por igualdade”, afirmou. A solenidade contou ainda com as presenças do prefeito Ibinho, do vice Dr. Wallisson, do Presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Pimenta e diversos secretários de governo e servidores municipais. As atividades foram realizadas na quadra esportiva do Colégio Leopoldo Moreira. Todas as mulheres que passavam pelo local puderam receber tratamento especial como: corte de cabelo, limpeza de pele, sobrancelhas, maquiagem e manicure. Também foram oferecidas orientações jurídicas e dos programas sociais Creas e Nasf, além de cadastramentos para os programas Bolsa Família e Projeto Melhor Idade da terceira idade. Houve ainda no local aferição de pressão, serviços de fotografia e sorteio de brindes. Mulheres de todas as idades passaram pelo local durante a tarde. A secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano, afirmou “Queríamos fazer um evento para cuidar da beleza e autoestima da mulher sãosimãoense”. O prefeito Ibinho também fez uso da palavra, momento em que destacou os desafios que ainda precisam ser vencidos, além de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, assim como refletir sobre as discriminações e a violência que muitas ainda vivenciam. “A data fala com a gente daquilo que a mulher pode conquistar ainda nos nossos dias. A questão evoluiu muito, mas ainda faltam muitas coisas”, declarou. Para o vice-prefeito Dr. Wallisson, a mulher ao longo dos anos tem conquistado espaços importantes, por isso, o 8 de março é muito mais que uma data comemorativa, é um marco de reconhecimento do papel da mulher na sociedade. “O homem foi capaz de ir à lua, mas ainda não tem o dom de gerar a vida dentro de si. Só a mulher pode fazer isso! Por isso, não tenham dúvidas de que vocês são a imagem e semelhança de Deus”, enfatizou. Adriano Pimenta, presidente da Câmara de Vereadores, declarou que “cerimônias como esta deixam claro que a mulher está mostrando que tem lugar em todas as áreas da sociedade. Parabéns a todos os envolvidos por promover este gesto de respeito pelas mulheres de São Simão e Itaguaçu”. Ao todo, o dia proporcional o atendimento a 1.315 mulheres, levando carinho e atenção à todas que passaram pela quadra do Colégio Leopoldo Moreira.   LUTA FEMININA – O 8 de março é celebrado pelas Nações Unidas desde 1975 como Dia Internacional da Mulher em memória às operárias de fábrica de tecidos nos EUA que fizeram uma grande greve por direitos trabalhistas e foram queimadas. Mas o intuito não é só comemorar a luta feminina. O maior objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual, através de conferências, debates e palestras organizadas em vários países, pois as mulheres ainda sofrem preconceitos e desvalorização no mercado de trabalho.