O mês de novembro é dedicado à saúde do homem em todo o mundo e em Itaguaçu não é diferente. E para celebrar a data, profissionais da saúde da Unidade Básica de Saúde Irmã Bárbara Josephine Orczyk, realizou durante a manhã desta quarta-feira (20), ações de conscientização e orientação sobre os fatores relacionados ao câncer de próstata e diversas outras doenças que afetam as pessoas do sexo masculino. Os Itaguaçuenses receberam palestra com o médico Roberto Cocota, sobre os cuidados com a saúde do homem. De forma bem descontraída, o profissional abordou sobre a necessidade de cuidados essenciais dos homens em relação a sua saúde, bem como, a importância em fazer os exames de rotina como glicemia, pressão arterial e PSA, entre outros. Cocota ressaltou também que, ao “amadurecermos, nosso organismo precisa de cuidados mais detalhados para uma melhora da qualidade de vida”. Ainda durante a ação, as nutricionistas Fabíola Terra e Elisângela Miranda, deram orientações sobre prevenção e dicas de alimentação saudável e, de atividades físicas para o dia a dia. Apenas no Brasil, cerca de 50 mil novos casos de câncer de próstata são detectados todos os anos. A doença tem cura, principalmente se identificada precocemente. Para isso, são disponibilizados diversos recursos na rede pública de saúde, como exames de imagem e de sangue (Antígeno Prostático Específico – PSA), por exemplo. Entretanto, nenhum deles substitui o exame de toque retal, que é indolor e dura apenas alguns segundos. Representando o executivo municipal, o secretário de Administração, Wilson Pimenta, destacou que a campanha está desenvolvendo ações de conscientização para os cuidados com a saúde integral do homem, e para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Estamos nos empenhando para melhorar o acesso da população masculina às Unidades Básicas, para que esta população cuide da saúde, se previna contra doenças e busque uma melhor qualidade de vida. Pedimos que os homens aproveitem este dia e compareçam nesta ação que foi pensada só para eles”, detalhou. Já o secretário de Saúde, Arquimedes José de Oliveira, ressaltou que a SMS está empenhada no desenvolvimento de atividades de promoção e da humanização do atendimento da atenção, no atendimento da saúde primária e na importância da prevenção de diagnósticos médicos neste caso masculino, com ações efetivas de exames, aferimentos pressão e testes de glicemia, entre outros. “Neste período são trabalhados diversos temas relacionados aos cuidados da saúde do homem, para que eles percebam a importância da prevenção e da promoção à saúde. E este é um compromisso da administração de levar informação e serviços de qualidade para toda comunidade”, afirmou. De acordo com a Coordenadora da UBS Irmã Bárbara Josephine Orczyk, Priscila Cristiny Muniz Barbosa, o Novembro Azul tem por objetivo alertar a população masculina sobre a prevenção e combate ao câncer de próstata e, afirmou que a unidade de saúde de Itaguaçu está sempre à disposição da comunidade, não somente no dia da campanha, mas durante todos os dias do ano. Ao fim das apresentações e palestras, houve testes de glicemia, aferição de pressão arterial e coleta de sangue para a realização de exames de PSA. Também marcou presença no lançamento da campanha no distrito, o presidente da Câmara de Vereadores, Lazinho Lacerda; a Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Jéssica Fernanda, e o Superintendente da Sub-prefeitura de Itaguaçu, Willian Campos.