Governador Marconi lança oficialmente, no Palácio das Esmeraldas, o 12°Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão

O feriado prolongado da Semana Santa consagrou-se em São Simão, como período de realização do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural. Em sua décima segunda edição, o evento, lançado oficialmente pelo Governador Marconi Perillo na manhã de quinta-feira (06/04), no Palácio das Esmeraldas, contou com o prestígio de diversas autoridades políticas do Estado. Entre elas, o vice-governador José Eliton, o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, o secretário de Governo, Tayrone Di Martino, o deputado federal Jovair Arantes (PTB), o diretor dos Correios em Goiás, Adiel Macedo e o escritor Bariani Ortêncio. De São Simão marcou presença o vice-prefeito Dr. Wallisson Freitas, o Presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, os vereadores Ana Maria Lemos, Baiano Carvoeiro, Antônio Camilo, Fábio Capanema, Jane Vilarinho, Fábio Kebinha, Lazinho Lacerda, Leopoldo Pereira e Ludgero Neto, além dos secretários municipais, Danilla Soares (Turismo), José Humberto (Controle Interno), Lourival Gomes Jardim (Transportes), José Goulart (Infraestrutura), Divino Nogueira (Educação) Paulo (Cultura), José Fernandes (Saúde), primeira-dama Adriana Floriano e serventuários municipais.

A solenidade foi a largada para o sucesso do evento que movimentará a cidade do lago Azul e das Cataratas de Itaguaçu, de 13 a 16 de abril, Semana Santa, repetindo o sucesso dos anos anteriores.

O festival, um dos mais tradicionais de Goiás, conta com o apoio do governo do Estado desde a sua primeira edição, lançada há 12 anos, e que tem na figura do governador um dos principais incentivadores.

“Ibinho é amigo e parceiro de longa data, sempre junto conosco. Em 12 anos de festival, as portas do Palácio sempre estiveram abertas para São Simão. Bom, pelo menos em nosso governo tenho certeza de que foram em oito oportunidades. Não tenho dúvida de que este festival deu muita visibilidade a São Simão”, destacou Marconi.

Segundo o Governador, os festivais de São Simão e Nova Veneza foram os precursores do Circuito de Festivais Gastronômicos de Goiás. “Essa é uma iniciativa criativa, inteligente, que serviu de referência para outros municípios”, observou.

O prefeito Ibinho afirmou que o governador Marconi Perillo “tem feito a diferença”, ao administrar Goiás com planejamento, inovação e responsabilidade na aplicação do dinheiro público. Lembrou que, semana passada, pôde acompanhar o lançamento do Programa Goiás na Frente, que prevê investimentos de R$ 9 bilhões no biênio 2017/2018, no momento em que vários estados da Federação não conseguem honrar seus compromissos financeiros. Para ele, se hoje Goiás comemora a retomada dos investimentos, isso ocorre pela “visão extraordinária” que o governador tem da gestão pública.

Ibinho estima que cerca de 50 mil pessoas devem passar pelo festival, durante os quatro dias de festa, superando a marca das edições anteriores. Ele destaca que, a cada ano, o evento tem se consolidado como atrativo ao município e como possibilidade de renda extra para a população, que se envolve diretamente na idealização, preparação e realização da festa.

“Iremos fazer um evento trazendo vários shows. Pessoas de várias regiões de Goiás já estão fazendo reservas em hotéis de São Simão. É muito importante porque move o nosso comércio, restaurantes, bares, move um valor muito elevado. Durante o festival, os moradores de São Simão têm a oportunidade de realizar serviços temporários de hospedar turistas em hotéis e pousadas e de incrementar a venda de produtos”, assinalou o prefeito, acentuando a importância do evento.

Segundo o vice-prefeito Dr. Wallisson de Freitas, o objetivo do festival de 2017 é superar os festivais anteriores, considerados sucessos de público. “Esperamos que os turistas se deem a oportunidade de conhecer um dos municípios mais belos de Goiás. São Simão deixou de ser só a cidade do melhor carnaval para se tornar a cidade da gastronomia e do encontro da pesca esportiva”, disse.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Pimenta, reforçou a importância da realização do evento e da parceria do Legislativo de São Simão na sua promoção. “A Câmara de Vereadores é parceira desta iniciativa, porque enxergamos na gastronomia e no turismo um meio de promover o desenvolvimento local sustentável. A gastronomia é fundamental para o incremento da economia local. Deixo aqui meus parabéns ao prefeito Ibinho e toda sua equipe pela realização da festa”, falou Adriano.

Ainda durante o evento de lançamento, o governador Marconi, o vice-governador José Eliton, o deputado Jovair Arantes e o Prefeito Ibinho, obliteraram o selo personalizado alusivo ao 12º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão. O selo comemorativo foi desenvolvido em parceria com os Correios do Brasil e entregue por seu diretor em Goiás, Ariel Macedo.

As apresentações do violeiro mirim Luciano Felix da Costa Filho e do grupo de dança Garotos do Futuro, foram uma atração à parte durante o café da manhã, arrancando aplausos do público.

O Festival de São Simão é um dos nove que integram o Circuito Gastronômico da Goiás Turismo, considerado o maior do gênero no Brasil. Os outros são os de Trindade, Nova Veneza, Cidade de Goiás, Pirenópolis, Caldas Novas, Alto Paraíso e Goiânia. Há ainda uma cidade a ser definida para ao Festival Gastronômico do Araguaia.

 

Shows

A grade de atrações traz para o palco principal da Arena de Shows, grandes nomes da música nacional como as duplas sertanejas Bruno & Marrone e Chrystian & Ralf, e a banda de pop rock de Brasília, Capital Inicial. O palco do restaurante contará com shows de Eddy Novaes, Mariá Moreira, Baronne Souza, Érik Lins, das duplas Geraldo Viola & Dino Guedes, Paulo Ricardo & Gabriel, Luis Fernando & Mateus e Jalles & Dyego e do grupo Candeeiro Voador.

 

 

Atração na cozinha

A exemplo das edições anteriores, a grande estrela do Festival será o peixe, com destaque para a tilápia, peixe típico da região. Segundo as chefs Emiliana Azambuja e Beth Alves, coordenadoras de gastronomia do festival, a ideia principal é combinar o peixe com ingredientes nativos do cerrado e da culinária goiana. Uma das novidades para esta edição será o serviço de “petiscaria” que funcionará, junto ao restaurante, só que em horário alternativo, oferecendo ao visitante uma opção a mais de lazer e alimentação.

A cozinha contará também com a participação da dona de casa Maria Francisca da Rocha, filha de dona Petronilha Ferreira Cabral, criadora do “Chica doida”, prato típico da culinária goiana e famoso em todo o país.

Outra convidada é a chef tijucana Stéffani Santana Mendes, que ajudará nas oficinas de páscoa infantil.

 

 

Esporte

 

As areias do Lago Azul serão palco para o 1º Circuito Esportivo de São Simão, que trará competições de peteca, futevôlei e vôlei de praia, reunindo atletas da cidade e região.

Ainda na grade de eventos esportivos da 12ª edição do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural, consta a realização do primeiro Desafio Municipal Cross Country de Mountain Bike – MTB.

De acordo com o Superintendente de Esportes, Alberto Silva Araújo, R$10,5 mil é o valor da premiação a ser distribuída, nas quatro modalidades.

 

Cultura

 

A cultura são simãoense será apresentada na feira do artesanato, onde produtos regionais serão comercializados.

Apresentações de dança, viola, violão, capoeira, karatê, exposição de orquídeas, videoteca, também integrarão a programação cultural do evento.

 

Promoção

 

O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão é uma promoção da Prefeitura Municipal com realização da Secretaria de Turismo e conta com apoio da Câmara Municipal, Governo de Goiás, SEBRAE-GO e setor  empresarial de São Simão e região, entre elas a Caramuru Alimentos, detentora da marca Sinhá, Super Frango, Laticínio Canto de Minas e Arroz Cristal.

 

Segue programação do Festival

 

13/04/2017 – QUINTA-FEIRA

 

18h e 30 min às 19h e 30 min – Show com estrela da casa – Mariá Moreira.

19:30h às 20:30h – Abertura oficial do 12º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão, com a presença de autoridades. Banda Municipal e apresentações.

20:30h às 23h – Jantar com pratos especiais à base de peixe e outros e cardápio de petiscos.

20:30h às 22h – Show com o renomado cantor – Eddy Novaes.

00h – Mega Show Nacional no palco principal com a renomada dupla BRUNO E MARRONE.

 

14/04/2017 – SEXTA-FEIRA

 

08h – Programação esportiva com jogos de Peteca.

11h às 14h – Almoço com pratos especiais à base de peixe e outros e cardápio de petiscos, Festival de Cinema Infantil.

11h e 30 min às 13h e 30 min – Show com a dupla Paulo Ricardo e Gabriel.

13h e 30 min às 15h e 30 min – Show com o cantor Baronne Souza e Musica Ambiente.

19h às 20h – Apresentação Gastronômica com a Chef – Emiliana Azambuja.

20h às 20h e 30 min – Apresentações Culturais.

20h às 23h – Jantar com pratos especiais à base de peixe e outros e cardápio de petiscos.

20h e 30 min às 22:30h – Show com a renomada dupla Geraldo Viola e Dino Guedes.

00h – Mega Show Nacional no palco principal com o renomado grupo CAPITAL INICIAL.

 

15/04/2017 – SÁBADO

 

08h – Programação esportiva com Vôlei de praia e Futevôlei.

12h às 15h – Almoço com pratos especiais à base de peixe e outros, cardápio de petiscos e Festival de Cinema Infantil.

12h às 13h – Apresentações Culturais.

13h às 15h – Show com a dupla Luis Fernando e Mateus.

14h – Programação esportiva com Ciclismo MTB Cross Country.

15h às 16h – Show cultural direto da Cidade de Goiás Velho com o grupo Candeeiro Voador.

19h às 20h – Apresentação Gastronômica com a Chef – Emiliana Azambuja.

20h às 22h – Show com o Jalles e Dyego.

20h às 23h – Jantar com pratos especiais à base de peixe e outros e cardápio de petiscos.

00h – Mega Show Nacional no palco principal com a renomada dupla CHRYSTIAN E RALF

 

16/04/2017 – DOMINGO

 

08h – Programação esportiva com as finais de Vôlei de areia e Futevôlei.

12h às 15h – Almoço com pratos especiais à base de peixe e outros, e oficina de páscoa infantil.

12h às 13h – Apresentação Cultural.

13h – Encerramento do 12º Festival Gastronômico Esportivo e Cultural de São Simão com o Show Érik Lins.

%d blogueiros gostam disto: