“Goiás contra o Aedes” A Prefeitura de São Simão, através da Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo uma determinação do prefeito Ibinho montou uma verdadeira força-tarefa para erradicar de todo o município o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e Zika vírus. A ação tem atuado em diversos bairros de São Simão e Itaguaçu.

De acordo com Ibinho, os trabalhos continuam e o objetivo é fazer uma varredura nos logradouros públicos, prédios residenciais e comerciais, para erradicar focos e recolher recipientes que possam se transformar em criadouros do mosquito. “A proposta é bater palma de porta em porta para dialogar e vistoriar cada um dos imóveis com a finalidade de promover a conscientização e eliminar os criadouros.

O principal foco deste trabalho é conscientizar a população sobre a importância de manter uma vigilância no próprio quintal diariamente para evitar e eliminar qualquer criadouro do mosquito. Um simples copo ou saco plástico pode se transformar em criadouro. Por isso a vigilância deve ser permanente”, disse.

O secretário de Saúde, José Fernandes Faria, informou que o trabalho  dos Agentes Comunitários de Saúde, do coordenador de endemias Klauber e  Agentes de Endemias e demais funcionários da saúde e com a parceria das secretarias de Transporte e Infraestrutura

“Nossa proposta é mobilizar a população para que se crie o costume diário de vistoriar o próprio quintal. Para que possamos ter sucesso nessa luta que estamos travando contra o mosquito Aedes aegypti, precisamos também da conscientização e do apoio da nossa comunidade. Portanto, pedimos que todas as famílias ao receberem a visita dos nossos agentes de saúde, que abram as portas das suas casas para que possamos fazer a prevenção”, falou.