Tarde de sol forte e poucas nuvens em São Simão e Itaguaçu. Os mais de 35º registrados nesta quarta-feira (20/09) pedia uma sombra, ou talvez lembrasse o que mais falta em todo o município: árvores.

Uma ação da Superintendência Municipal de Meio Ambiente iniciou o plantio de 16 mudas de ipê rosa na Escola Municipal Professora Ambrosina Cândida Lima, passando pela Creche Leila de Oliveira Lacerda, quadra poliesportiva, Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e Subprefeitura. O ato faz parte das comemorações ao Dia da Árvore, celebrado hoje, 21 de setembro e tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

As mudas foram conquistadas através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Simão e a SECIMA (Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos).

De acordo com a secretária do Turismo e Meio Ambiente, Danilla Soares, fazer uma cidade mais arborizada, bonita, saudável e florida é um dos objetivos da prefeitura, na área ambiental, bem como aumentar o número de árvores plantadas na cidade.

Em São Simão os plantios aconteceram nesta quinta-feira (21/09) contemplado com a ação todas as escolas da rede municipal e estadual de ensino, Cemei’s Ester Giordani e Tia Palmira, além da Câmara Municipal e prefeitura.

“Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas de preservação do meio ambiente”, defendeu o vice-prefeito Dr.Wallisson Freitas, que na oportunidade representava o executivo municipal.

Para o vereador Lazinho Lacerda, as árvores são bens valiosos e propiciam qualidade de vida, sendo fundamentais no ambiente urbano.

“Elas aumentam a umidade do ar, ajudam a reduzir o calor mantendo o clima ameno, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, fornecem sombra, abrigo e alimento para algumas espécies, além de ajudar na organização do ambiente urbano, embelezando ruas, praças e jardins, contribuindo com a paisagem”, destacou o parlamentar.

Além de alunos e professores, participaram também dos atos o vice-prefeito Dr. Wallisson Freitas, o vereador Lazinho Lacerda, a secretária do Turismo e Meio Ambiente, Danilla Soares, o secretário de Administração, Wilson Pimenta, o Chefe de Gabinete da presidência da Câmara Municipal, Jesus Sales e pela Superintendência de Meio Ambiente os servidores Arthur José de Oliveira, Pahblo Jhonnata, Fernanda Luzia e Jaine Botelho.