Imagina dois dias inteiros de aprendizado, de alegria, de união, de força e energia. Assim foi a oitava edição do Festival Capoeira é Arte, realizado nos dias 22 e 23 de setembro, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, com apoio da prefeitura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Idealizado pelo Grupo BMC de Capoeira, o evento ofereceu aos participantes workshops, rodas de capoeira, apresentações culturais diversificadas, torneio, batizado e troca de corda dos alunos do SCFV.

O festival contou, também, com a participação de cerca de 40 crianças de Gouvelândia, que realizaram apresentações conjuntas, com o objetivo de dar visibilidade, valorização e divulgação da capoeira.

“As crianças ainda participaram dos cursos, que foram oferecidos pelo grupo de Capoeira BMC o qual faz parte o idealizador do festival, Instrutor Chacal (professor Sueder Gomes), todos orientados pelo presidente do grupo, Mestre Morcego”, disse Cátia Fernanda Silva, Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A celebração de graduação, talvez o momento mais aguardado pelos quarenta capoeiristas participantes do evento, aconteceu na noite de sábado 22 e contou com a presença de pais, alunos, além de convidados da comunidade capoeirística, vindos de diversas cidades.

“Em primeiro agradeço ao nosso Pai que nos proporcionou um final de semana com muita experiência e excelência. Lembrando que foi tudo por Ele, para Ele e por meio dele. Gostaria também de agradecer ao nosso Prefeito Ibinho e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Adriana Floriano, por acreditar, apoiar e incentivar o nosso trabalho cada vez mais. No mesmo, agradeço também a toda equipe do SCFV e aos pais pelo apoio cedido sempre. Aos Capoeiristas que saíram de suas cidades, lares e serviços para estar conosco nesse final de semana, contagiando ainda mais nossa festa com muita energia boa”, agradeceu o Instrutor Chacal.