Numa iniciativa que reconhece atividades voltadas a promoção da sustentabilidade e em comemoração ao Dia do Planeta Terra, dia 22 próximo, a prefeitura de São Simão e a empresa Caramuru Alimentos, detentora da marca Sinhá, se uniram no lançamento de uma campanha que premiará ‘as melhores e mais inovadoras ideias’, que ajude a preservar o planeta.

Nominada “Crie Uma Ideia Sustentável”, a campanha será desenvolvida junto aos alunos da 1ª ao 5º ano das escolas José Porfírio Nogueira e Antônio Eustáquio da Silveira, premiando os melhores projetos apresentados.

Em um encontro com o prefeito Ibinho e com o secretário da Educação Divino Nogueira, no gabinete executivo, as Colaboradoras da Caramuru responsáveis pelo setor de Meio Ambiente, Fernanda Souza Lopes e Leticia Oliveira Pereira, destacaram que o objetivo da campanha consiste em engajar os estudantes e conscientizar que pequenas atitudes diárias, como não jogar lixo no chão e economizar água ao lavar as mãos, fazem a diferença para a preservação do meio ambiente e do planeta.

“O tema a ser desenvolvido deverá ser em grupo com a orientação do professor e tem de ser uma ideia inovadora, que traga resultado para a escola, casa ou comunidade e que ajude a preservar o planeta”, ressaltaram.

Segundo as colaboradoras, os trabalhos deverão ser pré-selecionados por uma comissão julgadora independente de cada escola, no próximo dia 25 de maio analisando a criatividade, pertinência ao tema, custo benefício, mobilização na escola e comunidade, sustentabilidade e apresentação.

“As duas melhores salas de cada escola será convidada para um evento especial a ser realizada no dia 9/06, no ginásio de esportes, onde haverá o julgamento final e a premiação do primeiro e segundo melhor trabalho, entre as duas escolas”, afirmou o secretário Divino Nogueira.

De acordo com o prefeito Ibinho, a campanha irá estimular a curiosidade científica dos alunos, a criatividade, a solidariedade, o empreendedorismo, a consciência e o engajamento.

“Dia 22 de abril será o aniversário de “alguém” muito especial. É o Dia Internacional da Terra, ou simplesmente Dia da Mãe Terra. E esta campanha serve para refletimos sobre a nossa relação com o planeta que nos sustenta”, defende.

Segundo dados da Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), só nos últimos 30 anos foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta, 75% dos espaços de pesca estão sendo explorados ao máximo, ou muito além da sua capacidade, e 80% da cobertura vegetal das florestas desapareceram.

Da premiação

Será oferecido para a escola vencedora um troféu e uma impressora. A segunda colocada ganha um troféu e uma caixa de papel A4.

Para os alunos campeões e professores participantes receberão um prêmio surpresa.