Resgatar valores esquecidos, defender o amor à pátria e o orgulho pela sua escola. É com essa meta que a Secretaria Municipal da Educação, diretores escolares, Centro Cultural Iara de Almeida e Serviço de Fortalecimento de Vínculos, vem preparando seus alunos para se apresentarem no desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que começa às 8 h do feriado, saindo da Escola Municipal Antônio Eustáquio da Silveira e se concentrando na Praça Cívica.

Os estudantes do Colégio Leopoldo Moreira se juntaram aos da Escola Estadual de São Simão e formaram uma fanfarra, sob a orientação de Eurípedes Salgado, enquanto que os alunos da Escola Cora Coralina se uniram com os colegas estudantes do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, sob a orientação de Joel Luiz de Souza, dando origem a outra.

Segundo o superintendente da Cultura, Paulo Lima, os ensaios das fanfarras ocorrem no contraturno escolar.

Paulo explica que é um desfile que depende de ritmo, de cadência. “Mais do que simples batidas nas caixas, repiques, surdos, bumbos e pratos. E é aí que entram os jovens, que há mais de um mês vem entrando no ritmo para fazer bonito na homenagem à nossa pátria, no 7 de setembro”, falou.

O Secretário de Educação, Divino Nogueira, chama a atenção para a função social do projeto das duas fanfarras. “Com as aulas de música, podem ganhar formação cultural e cívica, em vez de ficarem na rua. Tocando junto, aprendem a respeitar o outro”, diz.

Para o prefeito Ibinho, a ação inédita em unir e reunir as fanfarras formadas por alunos da rede pública municipal e estadual para participar do desfile veio bem a calhar, num momento em que percebe, na maioria dos estudantes, a total falta de contato com símbolos pátrios.

“Apesar de termos problemas sociais, devemos nos orgulhar de nossa pátria e lembrar os que lutaram para que hoje vivamos numa democracia. Tentamos passar esses ideais para os estudantes”, afirma.

As comemorações do 7 de setembro contarão ainda com desfile de todas as escolas da cidade e de Itaguaçu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Banda Municipal Maestro João Antônio, Guarda Mirim e apresentações culturais diversas.