A população de São Simão e Itaguaçu acaba de conquistar mais um benefício que irá melhorar em muito a humanização e qualidade do atendimento à saúde e a prefeitura deu mais um importante passo na saúde pública municipal ao adquirir, com recursos próprios, no  valor de  R$ 242.900,00, através de processo licitatório, pregão eletrônico,  uma Unidade Móvel Odontológica. O objeto é um veículo tipo ônibus, adaptado, que vai atender  pacientes da saúde bucal, nas zonas urbana e rural, de forma itinerante.

A cerimônia de entrega das chaves da unidade aconteceu na tarde desta terça-feira (27), na Escola Municipal José Porfírio Nogueira e contou com a presença do prefeito Ibinho, vice Dr. Wallisson, Presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, vereadores Ana Maria, Baiano Carvoeiro, Camilo, Drª. Kristiane, Jane Vilarinho, Kebinha e Lazinho, o Coordenador Municipal de Saúde Bucal, Arquimedes José de Oliveira, os secretários Wilson Pimenta (Administração), José Fernandes Faria (Saúde), Sidney Júnior (Finanças), Adriana Floriano (Desenvolvimento Social), Divino Nogueira (Educação), Lourival Gomes Jardim (Transportes) e Danilla Soares (Turismo).

Representando o Detran/GO: Wellington Vallin (Diretor Técnico e de Atendimento); Henderson Rodrigues (Diretor Administrativo e Financeiro); Francisco de Assis Peixoto (Diretor de Operações) e Anna Carolina Raphaldini (Coordenadora do Detran em Ação).

De acordo com o Odontólogo e Coordenador Arquimedes, a unidade atuará em áreas de risco, sendo elas a APAE, zona Rural, presídio, escolas municipais e estaduais.

O veículo é adaptado para funcionar como uma clínica odontológica e possui em seu interior, dois gabinetes dentários com autoclave, aparelhos de restaurações, compressor para uso odontológico com sistema de filtragem, aparelho de Raios-X, conjunto de peças de mão, gabinete odontológico com cadeira odontológica, refletor odontológico, unidade auxiliar odontológica, ar condicionado e demais equipamentos e materiais de uso odontológico.

A unidade terá duas equipes composta por dois cirurgiões dentistas, duas auxiliares e uma recepcionista, com atendimento de 8h/dia.

Essa unidade, como antecipou o Coordenador, também estará disponível para atendimento das famílias da zona rural, nos sítios, Olarias e assentamentos.

“Sabemos das dificuldades das pessoas procurarem o atendimento médico e odontológico nas respectivas Unidades de Saúde que tanto São Simão e Itaguaçu possuem. Por isso, há tempos sonhávamos com esse serviço, que agora se torna realidade”, relatou o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Pimenta, afirmando que a aquisição deste veículo foi objeto de uma de suas indicações no ano passado.

O prefeito Ibinho, frisa que a unidade móvel tem a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional. “Estamos muito felizes com a aquisição dessa unidade móvel odontológica. Sem dúvida, o veículo dará suporte aos atendimentos já realizados no município, possibilitando que um maior número de São Simãoenses e Itaguaçuenses tenha acesso aos serviços de saúde bucal”, disse.

De acordo com o Coordenador e Odontólogo Arquimedes, a unidade deve entrar em atividade já no mês de abril, oferecendo os serviços de consultas, profilaxias, aplicações de flúor e restaurações.

“Gostaria de agradecer e parabenizar ao prefeito pela vontade política e pelo esforço em adquirir, com recursos  próprios essa unidade. A cada dia avançamos um pouco mais  na qualidade da saúde pública municipal”, ressaltou Arquimedes.