O calendário da coleta domiciliar de lixo em São Simão será alterado a partir do mês de março, informa a Superintendência Municipal de Meio Ambiente. Os ajustes se fizeram necessários por conta da implantação da coleta seletiva e da coleta de entulhos (construção civil, galhadas e limpeza de quintal). Os dois novos calendários já se encontram disponíveis no site da prefeitura. Como contribuição ao trabalho dos coletores, a prefeitura pede para o munícipe ensacar o lixo, depositando-o em local protegido, em frente a sua residência, próximo ao horário de recolhimento dos caminhões. É importante respeitar o calendário da coleta e nunca colocar o lixo para fora de casa com muita antecedência. A campanha de Educação Ambiental já começou e terá duas frentes de atuação: nas redes sociais (Facebook, WhatsApp e Instagran), no site institucional da prefeitura, em  peças veiculadas em rádios e ainda “porta a porta”, com  as secretarias municipais de Educação e Saúde trabalhando em campanhas de conscientização e na divulgação do calendário de coleta. Esta fase de porta a porta compreende a entrega nos bairros de cartazes e desde a primeira quinzena de janeiro, Agentes de Saúde e de Endemias fazem de casa em casa a distribuição do novo calendário. “Estamos iniciando um processo muito importante para nossa cidade, que precisa ser implementado e funcionar para o bem de toda a população. É uma questão de consciência, respeito, sustentabilidade. Foi um compromisso que assumimos e estamos otimistas com a adesão e apoio de toda a comunidade para esta transformação e mudança tão positiva que vai acontecer”, falou o prefeito Ibinho que considera a coleta seletiva um marco para a gestão e para o futuro. O chefe do executivo ressaltou que, para garantir o cumprimento do novo calendário, a prefeitura fiscalizará ruas e avenidas. “Compreendemos que há um período de adaptação dessa nova configuração de serviço, mas o programa de coleta seletiva e coleta de entulhos é um passo importantíssimo e São Simão precisava evoluir nessa situação e, quem não cumprir corretamente o calendário estará sujeito a multas”, finalizou o prefeito.