Foi realizado, nesta terça-feira dia (28), no auditório do Projeto MelhorIdade, uma palestra proferida pelo Dr Abdias da Silva Lima Neto, onde foi falado sobre prevenção e cuidados com o câncer de próstata. Os participantes que lotaram o auditório puderam interagir com perguntas simples de forma que cada um esclarecesse suas dúvidas e indagações. Foi apresentado aos participantes métodos tradicionais e novas formas de tratamentos para que o diagnóstico seja feito de forma rápida e o tratamento tenha o melhor resultado. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a segunda maior causa de morte no sexo masculino. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram estimados 61.200 novos casos em 2016 e 2017 no Brasil. Quando diagnosticado em estágio inicial, a doença tem 90% de chances de cura. Atualmente, cerca de 20% são descobertos já em estágios avançados. Por isso, a realização dos exames de rotina é tão importante. A recomendação é de que homens a partir dos 50 anos façam os exames de próstata e de PSA (exame de sangue) anualmente. Estudos revelam que a incidência de câncer de próstata aumenta consideravelmente com a idade, chegando a 80% aos 80 anos, enquanto que entre os 20 e 30 anos é de apenas 2% a 8%. Já os homens negros ou que têm histórico na família devem iniciar estes cuidados aos 40 anos de idade. “Todo sintoma de alteração na próstata do paciente deve ser diagnosticado para que cada homem tenha o diagnóstico o mais rápido possível e consequentemente o tratamento adequado em tempo suficiente para que alcance o a cura. Como vem sendo divulgado e esclarecido em campanhas,  palestras e outras formas de informação, é uma doença séria mas, é possível e devemos sempre buscar o tratamento para que o homem tenha saúde plena e qualidade de vida sempre a melhor possível” esclareceu o Palestrante Dr Abdias. O vereador Alberto Alves de Matos, o secretário de Saúde, José Fernandes Faria, a superintendente do MelhorIdade, Lúcia Cardoso agradeceram a toda equipe tanto da saúde como das UBS (Unidade Básica de Saúde) e a equipe do projeto MelhorIdade, assim como a presença de todos. “Devemos lembrar sempre da importância de todos e principalmente homens de 50 anos acima, para cuidarem de sua saúde”, completou o Secretário José Fernandes, enfatizando que o município, através da secretaria de Saúde, tem dado todo apoio e oferecido os exames e procedimentos necessários. Na ocasião foram liberados exames para mais de 150 participantes das palestras, oferecidos pela Prefeitura Municipal para aquelas pessoas que tiverem algo alterado fora da normalidade o paciente é imediatamente encaminhado para o tratamento adequado conforme cada caso com a preocupação a administração municipal com toda população tratando a todos com respeito dignidade e carinho.