Boa gastronomia, esporte, cultura, gente animada e muita música são os ingredientes da receita de sucesso de mais uma edição do Festival de São Simão

Com muito sertanejo e som de viola, foi encerrada neste Domingo de Páscoa, 21, a 14ª edição do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural, em São Simão, no sudoeste de Goiás. Do ponto de vista financeiro, o evento proporcionou um incremento na economia direta do município, demonstrando, mais uma vez, a importância do evento para o município.

O evento, que a cada ano recebe um número maior de visitantes, foi a grande atração da Semana Santa na Praia do Lago Azul. Muita diversão, apresentações musicais e culinária de primeira foram as marcas registradas do festival, que este ano aconteceu de 18 a 21 de abril.

Para quem escolheu São Simão para passar o feriadão da Semana Santa e curtiu as maravilhas da cidade e de Itaguaçu, o festival foi um acontecimento inesquecível, superando a expectativa dos paladares mais exigentes e também de seus organizadores.

Após quatro dias de festa, a cidade contabilizou um público estimado 45 mil pessoas, entre moradores e visitantes, segundo dados da Polícia Militar.

A cozinha do festival foi de responsabilidade dos estabelecimentos da cidade, como nos anos anteriores. Nesta edição, os profissionais da Tropical Pousada e Restaurante, Restaurante e Churrascaria Das Marias, Comida Caseira da Suely, Restaurante Recanto, Churrascaria Pica-Pau, Pimenta de Cheiro Bar e Restaurante e Hippopotamus Restaurante contaram com a coordenação das chefs Emiliana Azambuja e Beth Alves, que elaboraram cardápios de dar água na boca. Foram mais de 40 diferentes pratos quentes, saladas e petiscos típicos da culinária goiana e brasileira, diversificando o cardápio do festival e movimentando ainda mais a economia local.

No palco do restaurante, artistas como Sérgio Tolucci, Breno Henrique, Projeto Ao Cubo, banda Los Júlios, Fausto & Martin e Robson & Graiado se revezaram durante o horário de almoço e jantar, em todos os dias do festival. Alunos do Centro Cultural Iara de Almeida, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e idosos cadastrados no Programa MelhorIdade, brindaram o público com encenações teatrais, danças e números musicais, levando os espectadores ao delírio, a cada apresentação.

O artesanato e trabalhos manuais continuam tendo espaço de importante destaque no festival. Os trabalhos foram expostos por artistas locais que desenvolvem a arte popular, tradicional e trabalhos manuais em madeira, sementes, bambu, cabaças, tecido e outros. Além das oficinas de ovos de Páscoa abertas ao público infantil, pela Spic Brasil, os visitantes tiveram a oportunidade de visitar uma exposição de orquídeas e adquirir espécies vindas do orquidário Rio Preto, do interior paulista.

Para os apaixonados por esportes, as areias da Praia do Lago Azul receberam o 3° Circuito Esportivo de Futevôlei, com entrega de troféu para as oito melhores duplas e premiação de R$1,9 mil em dinheiro, para os quatro melhores colocados da competição.

Na arena de shows, as duplas Jads & Jadson e Edosn & Hudson e, a banda de pop/rock Os Paralamas do Sucesso foram as grandes atrações do palco principal do evento, em mega shows abertos ao público.

A convite do Governo Municipal várias autoridades prestigiaram a solenidade de abertura do festival, dentre elas o deputado Federal, Glaustin da Fokus; o deputado Estadual, Coronel Adailton; os prefeitos Kelson Vilarinho (Cachoeira Alta) e Adalberto Amorim (Paranaiguara); o vice-prefeito, Dr. Wallisson Freitas; o presidente da Câmara de São Simão, Lázaro Lacerda; vereadores Ana Maria, Adriano Pimenta, Antônio Camilo, Baiano Carvoeiro e Fábio Kebinha; o Gestor da UHE São Simão e representante do Grupo Spic Brasil, Paulo Trípode; o vereador por Inaciolândia, Odair Martins; o Gerente Usina Salto do Rio Verdinho, Luiz Carlos da Silva; o Secretário de Governo de Quirinópolis, Márcio Xavier, representando o prefeito Gilmar Alves; o senhor Itamar Antônio Felix Júnior, representando o Sicredi; secretários municipais de governo, autoridades local e estadual.

Em ato solene durante a abertura oficial do evento, dia 18, no restaurante do festival, a Câmara Municipal devolveu R$ 300 mil referentes ao duodécimo – recursos que a administração municipal repassa mensalmente ao poder legislativo. Um cheque foi entregue, às mãos do prefeito Ibinho e do vice Dr. Wallisson, pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Lázaro Lacerda, e pelos parlamentares Ana Maria, Adriano Pimenta, Antônio Camilo, Baiano Carvoeiro e Fábio Kebinha.

Emocionado Lázaro, afirmou que a economia é fruto da racionalização dos gastos, reajustes contratuais e novas licitações com menor preço para serviços de manutenção da Casa, nesses três primeiros meses de gestão da atual Mesa Diretora. “Trabalhamos sintonizados com os anseios da população, gastando com responsabilidade e apenas o necessário, sem luxo, sem gastos supérfluos, dando transparências aos recursos do povo”, comemorou o presidente.

Em seu discurso de abertura, o prefeito Ibinho, disse se tratar o festival de um evento diversificado e incomum, onde numa única programação o turista tem a oportunidade de desfrutar de várias modalidades de lazer, cultura, esporte, shows, gastronomia e contato direto com a natureza.  “A prefeitura de São Simão, através da Secretaria de Turismo, promove o evento com o apoio fundamental das empresas parceiras, com o objetivo de utilizar os elementos do festival como ferramenta na divulgação e fomento do turismo em São Simão e Itaguaçu. Os objetivos foram plenamente alcançados”, satisfeito falou o prefeito Ibinho, que prestigiou o evento todos os dias.

Ibinho ainda agradeceu e parabenizou o presidente Lázaro, pela devolução dos valores referentes à economia do duodécimo.

“Sempre parceira, a Câmara de Vereadores dá uma demonstração de uma gestão austera, responsável, zelosa com o dinheiro do povo, fazendo com que a população tenha certeza que os atuais vereadores fazem jus à confiança neles depositada”, destacou o prefeito.

O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, e Câmara de Vereadores, com apoio do Sebrae, Kipeixe, Residencial Recanto da Mata, Spic Brasil, Sicredi, Hipermercado Nova Geração, Rádio Formato FM e produtos Sinhá.

Você pode gostar...